2ª Via Boleto

Como cuidar da higiene na cozinha do seu Jotanunes!

A cozinha é sem dúvidas um dos ambientes mais importantes de um lar. É através dela que saem os alimentos para a família e por isso ela deve ser mantida com todos os cuidados possíveis, tanto no quesito higiene, quanto na segurança.

Aliás, esse dois fatores estão bastante interligados entre si, pois o cuidado com a higiene da cozinha afeta diretamente na segurança dos alimentos dos moradores.

Sabendo da importância de manter esse cômodo que é visto hoje como um dos protagonistas de uma casa ou apartamento, aJotanunes Construtora trouxe dicas de como cuidar da higiene desse espaço. Portanto continue com a leitura para conferir.

Utensílios e produtos essenciais na cozinha

Alguns utensílios como panos de prato, escovas de limpeza, esponja de louças, tábuas e produtos de plástico devem ser trocados com maior frequência por ser itens de fácil acúmulo de sujeira, se tornando um espaço propício para o aparecimento de bactérias e fungos.

Outra atenção especial também deve ser dada aos produtos que se utiliza para higienizar balcões, pia e móveis. Antes, é preciso verificar se aquele móvel ou material aceita determinados tipos de agentes químicos. Em granitos, por exemplo, é recomendável evitar qualquer tipo de produto, a limpeza deve ser realizada com pano úmido ou seco.

O ideal também é manter o balcão sempre livre de sujeiras, essa prática evita manchas e desgaste do material.

Organização da cozinha e dos alimentos

A organização dos alimentos na cozinha deve ser realizada da melhor maneira para evitar contaminação cruzada e também que acabem estragando pelo armazenamento incorreto. É importante atentar-se para prazos de validade, colocando alimentos com prazos mais próximos à vista para que sejam utilizados rapidamente.

Além disso, produtos de higiene e alimentos devem ser mantidos em espaços distintos para que não haja interferência no sabor e textura dos produtos. Há também a preocupação com itens que precisam ficar em temperaturas mais baixas.

Por isso, o mais adequado é observar as instruções que cada fabricante dá na embalagem. Afinal, cada grupo alimentar necessita de um tipo de armazenamento diferente.Vale mencionar também a importância da higienização de produtos que chegam à cozinha, a utilização do álcool em gel pode ser eficaz para amenizar as chances de contaminação.

Higiene no preparo da alimentação

Esse é o principal percurso das pessoas nesse espaço: cozinhar. E por isso é muito importante ter em mente que apesar da cozinha estar aparentemente  limpa, existem diversas bactérias no espaço. Portanto, lavar as mãos, prender os cabelos e lavar os utensílios como panelas e tábuas antes do uso é regra básica.

Outra dica é manter a cozinha livre de sujeira e resíduos antes e durante o preparo das refeições. O melhor a fazer é evitar lixeirinhas de pia e separar o lixo sempre a uma boa distância do local de preparo dos alimentos.

Gostou das nossas dicas? Elas são bastante úteis para a manutenção da higiene da cozinha concorda? Para continuar acompanhando esse e outros assuntos acompanhe nossa redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Equipe Jotanunes Construtora

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados