2ª Via Boleto

Dia da Navegação do São Francisco: saiba importância do rio

O dia 3 de fevereiro marca o início da navegação a vapor no Rio São Francisco. Um dos mais importantes cursos d’água do país, o Velho Chico é considerado o rio da Integração Nacional. Até hoje, ele possui importante participação no desenvolvimento do país. A seguir você vai conhecer mais sobre essa história. Siga a leitura. 

O Rio São Francisco atravessa cinco estados e 521 municípios. É o maior do país. Sua nascente está na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e sua foz na divisa de Sergipe e Alagoas, com suas águas cumprindo um caminho de cerca de 2.700 km.

Para dar início a uma das mais belas páginas da navegação interiorana no Brasil, em 3 de fevereiro de 1871, foi inaugurada oficialmente a navegação a vapor e a navegação nas porções médias e sub médias do São Francisco.

Desde então, ele se vincula significativamente à agropecuária e à pesca tradicionais, porém também viu um crescimento expressivo da aquicultura, do turismo e de atividades de lazer, além do abastecimento hídrico de 505 municípios.

A navegação pelo Velho Chico integra a hidrovia do São Francisco, via mais econômica de ligação entre o Centro-Sul e o Nordeste do Brasil, que abrange também os rios Paracatu, Grande e Corrente.

Vale do Rio São Francisco

Um lugar famoso pelo seu ecossistema, pelas manifestações culturais e pela produção de vinhos. Estamos falando do Vale do São Francisco, uma região que compreende municípios do sertão nordestino como Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Cumpriu-se, então, a profecia do século XIX, que dizia “O Sertão vai virar mar”.

Cultura, gastronomia, enoturismo, esporte e aventura, ecoturismo, turismo de negócios, turismo técnico-científico e turismo náutico tornam a vida nessa região ainda mais atrativa.

Petrolina, inclusive, foi eleita a cidade com a melhor qualidade de vida entre todos os municípios do Nordeste brasileiro. Excelente, né?! Quer conhecer outros atrativos da cidade? Clica aqui. 

Cânions   

Já na região norte de Sergipe, bem na divisa com Alagoas, encontramos os Cânios de Xingó. O conjunto de formações rochosas de cor avermelhada, com dezenas de quilômetros de extensão, torna-se ainda mais exuberante por ser cortado pelo rio.

O cânion está situado no município de Canindé do São Francisco, a 213 km de Aracaju, e é o 5º maior cânion navegável do mundo, com 65 km de extensão. Possui paredes de até 50 metros de altura, numa região que faz calor o ano todo, e que quase não chove. Ou seja, é diversão garantida para toda a família. 

Existe uma lenda que diz que quem bebe da água do Velho Chico, não quer mais ir embora! Se esse é o seu caso, conheça os empreendimentos da Jota e escolha agora o seu novo endereço pertinho do São Francisco.

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados