2ª Via Boleto

Horta em apartamento: uma guia prático para você ter a sua

Ter uma horta em apartamento pode ser mais fácil do que você imagina, além de muito prazeroso e saudável. Se esse é um dos seus desejos para o seu lar, a seguir você vai conferir um guia prático que vai te ajudar a cultivar as plantas de maneira descomplicada.

Além de trazer um pouco de verde para casa, a possibilidade de ter temperos e hortaliças fresquinhas sempre à mão é uma das razões para ter uma horta no seu apartamento. Mesmo que seja na versão mini, tá bem?

Outros dois bons motivos são a economia e o cuidado com o meio ambiente. Por mais que não sejam os alimentos mais caros do mercado, a chance de reduzir um pouquinho a conta final sempre é válida. Além disso, diminui a quantidade de lixo que produzimos, afinal, não vamos ficar jogando fora as embalagens desses produtos.

Como começar o cultivo?

Um aspecto muito bacana é que você consegue ter a sua horta no apartamento sem precisar ocupar muito espaço. Existem diversas maneiras e alternativas para cultivar plantas dentro de casa. Confira:

1- Para fazer sua horta, você pode plantar em vasos, latas, potes reaproveitados ou caixas de madeira. Seja qual for o tipo de recipiente escolhido, ele deve ter um furo no fundo, para a água escoar e não apodrecer a raiz da planta.

2 – O ideal é que sua hortinha fique em um lugar que bata o sol direto, pelo menos umas 6 horas. Você pode aproveitar alguma parede da varanda, por exemplo, ou ainda, escolher a janela que seja mais ensolarada.

3 – Mas se preferir instalar a sua horta em outro local do apartamento, também pode, só é necessário ver se ela vai conseguir tomar sol o suficiente, por isso, uma excelente ideia para a sua horta vertical apartamento é que ela fique próxima a uma janela.

O que cultivar na horta em apartamento?

Já imaginou preparar um molho para a macarronada do domingo e colher o manjericão direto ali da sua própria hortinha? Eu tenho certeza que a sua vontade até aumentou agora.

Pois saiba que algumas plantas se adaptam melhor a esse ambiente, por isso listamos a seguir algumas opções de hortaliças que você pode plantar sem medo e que, com certeza, vão te render temperos fresquinhos por muito tempo.

Manjericão: Com um cheiro inconfundível, ele é muito utilizado para fazer molhos. Como precisa de muito sol e muita água, é interessante ter um vasinho só para ele.

Tomate-cereja: Para incrementar a sua salada, esse queridinho deve fazer parte da sua horta em apartamento, mas não se esqueça que ele precisa de bastante sol.

Hortelã: É ótima para fazer chás e também para incrementar sucos. Ahh, ela também precisa de um recipiente exclusivo.

Orégano: Saboroso e com um aroma bem intenso, não se esqueça de plantar o orégano na sua horta no apartamento para dar aquele toque especial em seus pratos.

Salsinha e cebolinha: Essa é uma dupla que sempre dá certo, por isso podem ser plantados no mesmo vaso.

Cuidados com a horta em apartamento

A horta em apartamento pode ser feita em vários formatos e locais, só é necessário observar se ela vai receber vento em excesso e também a quantidade de sol que bate na varanda por dia.

Por isso, atenção para os cuidados que são indispensáveis:

-Opte por usar terra especial para o plantio, essa terra é facilmente encontrada em lojas ou setores de jardinagem.
-No fundo do vaso, utilize argila expandida e uma manta geotêxtil, também conhecida como bidim, para a drenagem. Ela manta serve para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for regado.
-Se a planta não pegar Sol direto, a água não evapora tão rápido. Por isso, cuidado com o excesso de água. Vento em excesso também pode fazer mal.

Se você decidiu fazer uma horta para apartamento, também vai ser necessário ter algumas ferramentas como: tesoura de jardim para fazer a poda, luvas e uma pazinha pequena.

E aí, gostou de aprender como cultivar uma linda horta no apartamento? Confira outros conteúdos para te inspirar em seu novo lar no insta Jota.

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados