2ª Via Boleto

O saldo do seu FGTS pode te ajudar a adquirir um imóvel; entenda

O trabalhador de carteira assinada pode utilizar o saldo do seu FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, para adquirir o um imóvel. Esta, inclusive, tem sido uma alternativa bastante usada na concretização do sonho da casa própria dos brasileiros. Mas para isso é preciso seguir corretamente as regras para o financiamento imobiliário.

Para utilizar o FGTS, o trabalhador precisa ter, no mínimo, três anos de carteira assinada (não precisa ser consecutivo), não ter outro financiamento ativo e não ser dono de outro imóvel residencial na cidade onde mora.

A solicitação do FGTS ocorre mediante alguns documentos como a carteira de trabalho, o comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, RG e CPF. Outros documentos podem ser solicitados pelo banco ao longo do processo, mas vale frisar que, mesmo que o comprador tenha dívidas, isso não impede que o recurso seja liberado.

Quando liberado, algo que demora entre 30 e 40 dias, o recurso entra direto na conta do vendedor do imóvel.

AMORTIZAÇÃO OU REDUÇÃO DO VALOR DAS PRESTAÇÕES.

O saldo do FGTS tem outras finalidades no processo que envolve o financiamento de um imóvel, como para quitar totalmente ou parcialmente a sua dívida. Se o recurso for suficiente, o trabalhador consegue amortizar as parcelas ou até reduzir o valor das prestações em até 80% por 12 meses consecutivos. Neste caso, é preciso entrar em contato com a Caixa através do telefone, site ou até pelo aplicativo Habitação Caixa.

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados