2ª Via Boleto

Projeto de Iluminação: o que observar na montagem do seu

O projeto de iluminação, ou luminotécnico, é a parte da decoração de uma residência que visa valorizar a arquitetura do espaço e identificar quais são as melhores soluções de acordo com a composição cênica e a usabilidade de cada ambiente. Este post vai te ajudar a acertar na escolha do seu. Vem com a Jota.

Vale salientar que é de fundamental importância contar com a ajuda de um profissional da área para auxiliar no planejamento e execução do projeto. É ele quem vai indicar os melhores tipos de iluminação, cálculos, plantas, lâmpadas, entre outros elementos, garantindo o conforto necessário.

Tendo isso em mente, conheça a seguir três atributos essenciais para que o seu projeto de iluminação fique bonito, agradável e, o melhor, adequado ao seu orçamento. 

Funcionalidade

Você já entrou em um ambiente muito escuro ou iluminado demais? Nas duas situações, a sensação de desconforto é inevitável. Nesse sentido, um projeto de iluminação bem feito deve levar em consideração como o espaço vai ser utilizado para proporcionar funcionalidade na rotina dos moradores.

A escolha da lâmpada, temperatura de cor, tipo de iluminação e intensidade da luz são fatores que influenciam diretamente a percepção que temos de um ambiente. Uma sala integrada, por exemplo, pode ficar mais aconchegante com uma luz quente e luminárias bem posicionadas.

É por isso que, ao avaliar a estrutura luminotécnica da sua casa, priorize tornar o clima agradável e adequado para cada cômodo do seu lar. 

Estética

Uma iluminação eficiente é aquela que favorece a proposta de decoração do imóvel. Desde o layout dos móveis e as cores utilizadas, com uma correta aplicação de luz, podem propiciar diferentes sensações como: o aconchego, o equilíbrio e o bem-estar.

É ela também que pode auxiliar na hora de ressaltar algum elemento, setorizar ambientes ou valorizar algum detalhe, como por exemplo: uma textura ou um quadro na parede.

Por falar nisso, confira esse post do instagram da Jota que explica direitinho como acertar na escolha e aplicação das luminárias da sua residência.

Economia

Nenhuma fonte de luz artificial substitui a iluminação natural, que além de mais confortável para os nossos olhos, também ajuda a economizar na conta de energia elétrica e, consequentemente, ao planeta.

Atualmente as lâmpadas de LED são as melhores alternativas em relação a economia, durabilidade e qualidade. Apesar do investimento mais elevado, elas costumam ter melhor custo x benefício. 

Anota essa dica: Se for optar pelas lâmpadas de LED, prefira amareladas de até 3000k para salas, quartos e salas de jantar. Use as brancas de 4000k para cozinhas e banheiros.

Dimmers são controles de luminosidade que também contribuem para a economia de energia, permitindo que a iluminação forte seja utilizada só quando necessário, a seu critério.

Gostou de entender mais sobre o projeto de iluminação? Agora está na hora de começar a planejar o seu novo lar com a Jotanunes. Fale com um dos nossos corretores.

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados