2ª Via Boleto

Chá de panelas: o que você precisa saber para organizar o seu

O chá de panelas é um dos momentos mais especiais da mudança de casa. Não somente pelo fato de receber presentes para a casa nova, mas principalmente, pela oportunidade de reunir todas as pessoas que você ama para celebrar essa conquista tão importante. Neste post, você vai tirar suas dúvidas sobre como organizar esse evento. 

Seja para quem está prestes a se casar ou mesmo para quem acabou de comprar um imóvel, vai morar sozinho ou se mudar com a família, fazer um chá de panelas é uma alternativa muito útil na hora de conseguir aquela ajudinha ao mobiliar o lar.

Mas, você sabe como surgiu essa tradição?

Existem, pelo menos, duas lendas popularizadas sobre o surgimento do chá de panelas.

A primeira delas conta que, na Holanda, um pobre moleiro acabou se apaixonando por uma rica donzela. Como ele não podia muitas coisas, seus amigos se reuniram e lhe ofereceram vários itens para montar e decorar a casa nova.

Já a segunda estória sugere que as primeiras versões do chá de panelas teriam sido realizadas nos Estados Unidos, como uma festa que era dada pelos parentes e amigos das moças que tinham um dote baixo. Dessa forma, elas arranjavam bons pretendentes.

Fato é que essa celebração atravessou séculos e se espalhou em várias partes do mundo como forma de marcar o início de um novo tempo para quem está começando a vida em um novo lar. 

Organizando o seu chá de panelas

O chá de panelas é uma reunião simples entre as pessoas mais próximas do seu círculo de convivência, portanto não exige uma decoração grande e luxuosa. Claro que algumas pessoas gostam de caprichar mais, mas nada disso é uma exigência.

Sendo assim, não há segredo na organização de um chá de panelas. Um ponto importante a ser observado é que, como o evento se relaciona com uma mudança de casa, a maioria dos seus convidados vai compreender que não é um momento para gastos extravagantes.

Ahh, é bastante comum que a festa seja colaborativa, onde os convidados também ajudam na preparação dos comes e bebes que serão servidos. 

O ideal é que você reúna os seus convidados em um espaço amplo. Isso porque, algumas dessas festas são animadas com brincadeiras entre os convidados, dentre as mais comuns, estão jogos de adivinhação ou que envolvem prendas divertidas.

Em relação a data de realização, se ele for anteceder um casamento, faça o chá de panelas cerca de um mês antes. Mas se o motivo da festa for pela mudança para um novo lar, ele pode ocorrer até uma semana antes, desde que não prejudique o seu planejamento.

Lista de presentes

De modo geral, não há uma regra única sobre o que pode ou não constar na lista de um chá de panelas. No entanto, é recomendado evitar colocar na lista itens que sejam de uso exclusivo de alguém. Na dúvida, responda à seguinte pergunta: esse presente poderá ser usado por todos que vão morar naquela residência?

Sobre o valor dos presentes, mais uma vez é aconselhável usar o bom senso. Dessa maneira, você não terá o risco de causar algum tipo de constrangimento a um dos seus convidados e conseguirá ganhar o máximo possível de presentes.

Agora que você já tem as dicas de como acertar na preparação do seu chá de panelas, aqui vai a minha sugestão principal: aproveite esse momento especial para construir boas memórias ao lado das pessoas que são importantes em sua vida e lhe acompanharam durante a conquista do seu novo lar. 

Nossas dicas foram úteis? Compartilhe esse conteúdo e siga a Jotanunes para ler outros conteúdos sobre imóveis e qualidade de vida em casa. 

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados