2ª Via Boleto

Conforto termoacústico: entenda os seus benefícios!

Uma das maiores preocupações que o mercado de construção civil passou a ter nos últimos anos é sobre o conforto térmico e acústico, sabemos que mesmo que nosso corpo se adapte a situações adversas e temperaturas mais altas ou baixas, essas situações influenciam a saúde e o bem-estar das pessoas.

Em prédios residenciais e comerciais por exemplo, ruídos podem atrapalhar os apartamentos vizinhos e incomodar e afastar até mesmo clientes quando o ambiente é comercial.

Por outro lado, pessoas que residem em locais de grande incidência solar entendem o quanto esse excesso de calor pode atrapalhar na produtividade. O mesmo ocorre com situações extremas de frio que costumam ocorrer na região mais sul do país. Sabendo da relevância desse assunto, trouxemos neste artigo alguns benefícios do conforto termoacústico; confira!

O que significa conforto termoacústico?

O termo termoacústico é uma fusão de duas palavras distintas: térmico e acústico, que se referem à temperatura e som, respectivamente. Assim, o conceito termoacústico é uma aplicação de materiais em superfícies, tetos, paredes, etc que quando usados de maneira inteligente garantem o conforto térmico e sonoro do ambiente.

Assim, alguns materiais como mantas térmicas, placas de poliestireno expandido (EPS), e acabamentos de madeira são incluídos ou até servem como bons substitutos dos materiais mais comuns na construção de paredes em alvenaria com tijolos e cimento.

É através desse tipo de isolamento térmico e acústico que as melhorias na vida dos moradores podem ser mais perceptíveis como melhora do sono e produtividade.

É possível encontrar residências com vidros e esquadrias de alta performance com a finalidade de promover a saúde de quem reside e melhorar o bem-estar.

Os materiais usados são eficazes no controle da temperatura do ambiente evitando que temperaturas externas não afetem a interna, diminuindo o uso de equipamentos eletrônicos para amenizar a temperatura do local.

Benefícios do conforto termoacústico

Realizar atividades diárias como ler, estudar, e até mesmo lazer em espaço de convivência como salas de estar, domingos em família e momentos de cinema são mais acolhedores quando há o conforto termoacústico.

Esse conforto garante que o ambiente possua condições climáticas e sonoras adequadas para evitar estresse, dores de cabeça, irritação, fadiga e fraqueza muscular que são sintomas ocasionados pelos efeitos do metabolismo.

O metabolismo humano quando exposto à condições climáticas quentes ou frias demais se esforça de maneira mais intensa para fazer com que o corpo se adapte, esse esforço é o que causa alguns dos sintomas citados acima.

Portanto, investir em conforto termoacústico é investir em melhor qualidade de vida. Ambientes com condições sonoras agradáveis são mais saudáveis e têm menos riscos de perturbações que provocam variações de humor, aumento da pressão arterial e até perda da audição.

Confira abaixo mais alguns dos benefícios do conforto termoacústico:

  • Reduz a poluição sonora
  • Ruídos sempre do lado de fora
  • Manutenção da temperatura local
  • Redução no uso de energia elétrica
  • Redução no valor da fatura de energia
  • Construção sustentável

Gostou do nosso artigo? Para acompanhar conteúdos como esse siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre financiamentos, Minha Casa Minha Vida e muito mais!

Equipe Jotanunes

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados