Blog da Jota

EDITADO-UMB

Financiar um imóvel pode ser muito mais barato e vantajoso do que pagar aluguel. Descubra como resolver esse terrível dilema na hora de se mudar!

Financiar ou alugar um imóvel é um dos dilemas que muitas pessoas enfrentam na hora que estão decididas a mudar de casa ou apartamento. Para alguns, o valor de um aluguel mensal muitas vezes pode ser mais atrativo do que de um financiamento, devido as suas parcelas serem um pouco mais baixas.

No entanto, a medida em que muitas pessoas preferem alugar imóveis a financiar, outras preferem muito mais fazer um financiamento do que um aluguel, tendo como convicção de que alugar um imóvel pode acabar dando um pequeno prejuízo ao comprador conforme os meses forem passando. 

Essas opiniões acerca do assunto vão tomando conta das pessoas e elas acabam criando esse terrível dilema que, para alguns, parece quase impossível de se resolver, mas que na postagem de hoje simplificaremos para você, afinal, a verdadeira pergunta que deve fazer é: financiar meu imóvel é mais barato do que pagar aluguel?

Comprar um imóvel é mais barato do que pagar aluguel?

Sim, financiar um imóvel pode sair bem mais barato do que pagar aluguel, pois, embora o valor das parcelas sejam um pouco mais em conta que a de um financiamento, com o tempo alugar acaba ficando um pouco mais caro, podendo trazer prejuízos para a pessoa que está alugando a casa ou apartamento.

Além disso, embora as parcelas de um financiamento possam parecer mais caras do que de um aluguel, há, no mercado, ótimas formas de financiar um imóvel com opções acessíveis para todos os perfis de renda para que as pessoas consigam realizar o sonho de ter uma casa ou um apartamento novo, além de trazer ótimas vantagens. Confira!

Vantagens de financiar um imóvel ao invés de alugar

1 – Estabilidade

A primeira coisa que deve considerar na hora de resolver o dilema é a estabilidade que a compra de um imóvel te dá em cima do aluguel.

Quando aluga uma casa ou um apartamento, a pessoa sempre ficará a mercê do proprietário do imóvel, que repentinamente pode querer desocupar a residência, mesmo que o pagamento esteja em dia, obrigando o morador a buscar às pressas um lugar para morar, como acontece em muitos casos.

Quando recorre a outro local, é necessário elaborar um outro contato de aluguel e garantias podem ser exigidas, fazendo com que as pessoas tenham que recorrer a um fiador ou outra solução.

Por outro lado, quando adquiri um imóvel, ele é seu, e você sabe exatamente quanto terá que pagar para manter as contas dele em dia, conseguindo desenvolver ótimos planejamentos para o futuro, sem precisar ter medo de mudanças repentinas, pois elas não ocorrerão.

2 – Autonomia para fazer mudanças dentro do imóvel

Conforme o tempo vai passando, as pessoas vão desenvolvendo cada vez mais necessidades de mudança dentro do imóvel e isso pode acabar envolvendo a necessidade de uma reforma na casa ou apartamento.

Quando se paga aluguel, essas mudanças podem gerar uma série de burocracias para receber a autorização do proprietário para realizar tais reformas, o que muitas vezes não conseguem, e quando sim, acabam levantando novas questões que podem gerar mais uma série de dores de cabeça que é: quem vai pagar por ela? Os moradores (que pagarão para uma mudança em um imóvel que não é deles) ou o proprietário?

Por outro lado, quando o imóvel é seu você tem autonomia o suficiente para realizar a alteração e a reforma que quiser dentro dele, podendo ainda sair lucrando com isso devido a uma possível valorização futura.

3 – Valorização do imóvel

Atualmente, um dos mercados que mais se valorizam todos os anos é o imobiliário. Enquanto com o passar do tempo um carro vai perdendo o seu valor, o imóvel vai aumentando a cada dia mais. Isso acontece devido à valorização da cidade, do bairro, de novas construções e até de reformas que são feitas que acabam agregando valor a ele.

Quando seu, se deseja se desfazer da propriedade depois de um tempo, essa valorização permitirá que você consiga recuperar o valor investido e até lucrar com o seu imóvel, coisa que não aconteceria no aluguel, afinal, ele teria outro proprietário e o valor pago ficaria para trás, sem chances de retornar para o seu bolso.

Dito isso, financiar um imóvel, com o tempo, será muito mais vantajoso do que alugar e sairá muito mais barato, tanto em valor quanto em custo-benefício; e na Jotanunes você pode adquirir a sua casa ou apartamento novo em diversas cidades espalhadas pelos principais estados do nordeste, com ótimas opções de financiamento para todas as rendas.

Conheça os nossos imóveis!

Equipe Jotanunes

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Fale Agora no WhatsApp