Blog da Jota

EDITADO-UMB

Comprar o imóvel dos seus sonhos se tornará muito mais fácil com um bom planejamento financeiro com sua família!

Antes de efetuar a compra de um imóvel é extremamente necessário ter planejamento, sobretudo planejamento financeiro. Esses bens têm valores um pouco mais altos dos que são adquiridos diariamente por nós e planejar-se financeiramente pode ajudá-lo a adquiri-lo mais rapidamente e ainda assim conseguir manter todas as suas contas em dia.

No post de hoje, te daremos algumas dicas de como você pode economizar para comprar o imóvel dos seus sonhos e te ensinaremos a realizar esse planejamento financeiro com toda a sua família. Confira!

Faça um check-up de suas finanças

Antes de realizar um planejamento financeiro para comprar o imóvel, é preciso que você faça um check-up de todo o seu orçamento financeiro.

Para isso, coloque todas as suas contas na ponta do lápis e faça uma lista de todas as despesas fixas de sua família, sejam elas pessoais ou da casa, como conta de luz, telefone, água, entre outras.

Assim, você conseguirá ver claramente para onde o seu dinheiro está indo e conseguirá identificar gastos e despesas excessivas e desnecessárias que vocês têm todos os meses.

Logo após fazer identificação, chegou a hora de começar a economizar e reduzir os seus gastos desnecessários.

Reduza os gastos e despesas excessivas e desnecessárias

Essa etapa é, sem dúvida, uma das mais desafiadoras e que mais requer atenção em todo o processo do planejamento financeiro. Reduzir e até eliminar os gastos desnecessários vai ajudá-los bastante a se planejar para comprar o imóvel, no entanto, eles podem ser um pouco viciantes e deixá-los requererá disciplina e alguns sacrifícios.

Para isso, é importante que você faça uma reunião com toda a sua família e crie um objetivo comum para ser atingido, mostrando que precisará cortar algumas despesas, mas que ninguém será privado de lazer e conforto, tendo como proposta apenas controlar os gastos desnecessários, sejam eles pessoais ou da casa.

Nessa conversa, você poderá propor estabelecer um controle nas seguintes despesas:

  • Transporte particular por aplicativos: O uso de aplicativos para pedir transporte e motorista particular tem feito sucesso devido aos seus preços mais em conta. No entanto, usado com frequência pode gerar um gasto a mais bem alto no seu orçamento. A dica é: Experimente pedir carona e dividir gasolina com amigos que estão indo para o mesmo lugar que você e quando estiver sozinho, vá ao seu destino de transporte coletivo, se possível, pois sairá bem mais em conta e te ajudará a economizar;
  • Leve o almoço ao invés de comer fora: Seja quando for estudar ou trabalhar, levar o almoço pode deixar o seu orçamento mais leve e te ajudar a economizar, pois comer fora na maioria das vezes acaba saindo mais caro e deixando uma despesa a mais em seu bolso;
  • Programas de Streaming ao invés de TV por assinatura: Optar por serviços de Streaming ao invés de TV por assinatura pode te ajudar a economizar ainda mais, visto que eles oferecem planos muitas vezes pela metade do preço e não precisam de taxa de carência, caso decidam cancelar a assinatura;
  •  Não compre todo o material escolar nas épocas de volta as aulas: Devido à grande demanda por materiais escolares no começo e no meio do ano, os preços deles tendem a subir nessas datas de volta as aulas. Por isso, caso precise comprar material para os seus filhos no começo do ano, compre somente o necessário e vai comprando o restante ao longo dele, pois os preços estarão bem mais em conta;
  • Estabeleça um gasto semanal por pessoa para o lazer: Atividades de lazer pode ser uma das coisas que mais geram despesas em nosso orçamento, caso não seja controlado. Por isso, é muito importante estabelecer um valor semanal para gastos com lazer que ajude você a economizar e planejar as suas finanças para comprar um imóvel.

Fazendo o controle desses gastos desnecessários você já conseguirá obter uma ótima economia em seu orçamento e poderá realizar um planejamento financeiro familiar ainda mais eficiente.

Alie-se às tecnologias para te ajudar no seu planejamento financeiro

Além de colocar as contas na ponta do lápis e enxugar os gastos desnecessários de seu orçamento, para fazer um planejamento financeiro eficiente, você terá que obter o controle de todos os gastos pessoais e da casa, para que eles não fujam do combinado e vocês consigam economizar para realizar o sonho da casa nova.

Uma ótima forma de realizar esse controle é se aliando as tecnologias disponíveis no mercado.

Atualmente, na era do smartphone, há diversos aplicativos de finanças que podem te ajudar na sua organização orçamentária. Eles te ajudam a ter uma visão ainda mais ampla do necessário e podem ainda auxiliar a evitar gastos desnecessários.

Além de economizar, essas tecnologias surgindo e inovando todos os dias no mercado, podem fazer o dinheiro de seu orçamento render ainda mais. Confira:

  • Aplicativos de finanças ajudam na organização orçamentária;
  • Alguns aplicativos podem oferecer diversos cupons de desconto na hora de realizar a compra, conseguindo, assim, gerar uma economia;
  • Alguns sites, lojas e aplicativos oferecem o serviço de cashback, onde você compra alguma coisa e recebe uma parte de seu dinheiro de volta;
  • Em certos sites e aplicativos também é possível descobrir descontos em comparações de preço nas principais lojas do mercado, conseguindo uma ótima economia na compra de um produto.

Faça uma renegociação de suas dívidas sempre que puder

Uma das coisas que pode ter um peso muito alto em nosso orçamento, sem dúvida, é ficar em dívida com algumas contas. Isso acontece porque quando estamos endividados e não conseguimos pagar aquela dívida, ela só tende a aumentar, se tornando ainda mais difícil o seu pagamento.

Para se ter uma ideia, em um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o percentual de famílias que estavam em situação de endividamento em nosso país era de 65%.

Tendo esses números em mente, o planejamento financeiro é importante não só para quem vai comprar um imóvel, mas para todo mundo, para que não entrem nessa porcentagem de endividamento que acaba prejudicando o seu orçamento.

No entanto, se você já está com o nome sujo ou endividado, há algumas soluções que podem ser feitas, como a renegociação.

Renegociar a dívida, além de limpar o seu nome ou não deixar que ele entre em programas de endividados, como SPC e Serasa, também poderá ter uma relativa redução dela, quando paga e quitada à vista. No entanto, caso queira, também poderá parcelá-la em parcelas que sejam vantajosas tanto para você quanto para a empresa com quem está em dívida.

Não ter dívidas em seu nome te ajudará a conseguir grandes vantagens na hora de financiar a compra de seu imóvel novo e você conseguirá adquirir tranquilamente uma das lindas residências que oferecemos em nossa construtora!

Equipe Jotanunes

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Fale Agora no WhatsApp