2ª Via Boleto

Aprenda como financiar seu apartamento sem apertar no bolso

Organizar o orçamento para o financiamento é o primeiro passo para você realizar o sonho de comprar um imóvel, veja como financiar seu apartamento sem sofrimento.

Ter um apartamento próprio é o sonho de muita gente que paga aluguel, mas, para muitas dessas pessoas, esse sonho parece ser cada vez mais distante devido ao orçamento apertado que podem ficar ao adquirir esse imóvel novo.

Mas, com diversas formas de financiamento no mercado imobiliário, o que parecia distante tem se tornado cada vez mais próximo, e comprar um imóvel novo tem se tornado ainda mais fácil do que adquirir um carro, e muito mais vantajoso.

Para isso, a pessoa que quiser adquirir o seu tão sonhado apartamento, precisará planejar a compra dele e saber como organizar o orçamento para o financiamento que realizará seus sonhos.

Sabendo disso, no post de hoje, nós, da Jotanunes, vamos te dar algumas dicas de como você pode planejar o financiamento de seu apartamento sem que isso aperte no seu bolso e no seu orçamento!

Organize os seus gastos e despesas

O primeiro passo para você começar a organizar o seu orçamento para que você consiga o financiamento de seu apartamento é organizar todos os seus gastos e despesas mensais. Para isso, você pode fazer uma planilha, e logo após, analisar quais deles você pode cortar ou economizar. Por exemplo:

Vamos supor que você tenha altas despesas com energia, água e televisão por assinatura, mas você sabe que algumas dessas coisas você pode poupar, seja diminuindo no consumo de água, mantendo as luzes apagadas sempre que possível, diminuindo o período de banho ou até diminuindo o pacote da televisão por assinatura, se você não necessitar do pacote que está assinando no momento.

Algumas pesquisas mostram que quando for planejar o financiamento ou a compra de um imóvel novo, você deve economizar, em média, 30% do valor do seu orçamento, já que o valor da entrada dos imóveis costumam ser 20% do valor total.

Faça o dinheiro poupado render

Todo o dinheiro poupado para organizar o orçamento para o financiamento é importante, mas, melhor do que poupá-lo é economizar e ainda fazê-los render.

Para isso, estude o mercado financeiro e veja qual é a melhor opção de rendimento para o seu orçamento poupado e invista nela. Com o dinheiro poupado investido, você conseguirá diminuir o tempo de economia e, consequentemente, conseguirá comprar o apartamento mais rapidamente.

Se livre do cartão de crédito

Para organizar o orçamento para o financiamento e manter o controle de gastos e despesas, é muito indicado que você faça as compras apenas à vista, pois isso te dará maior domínio e controle do seu dinheiro.

Compras no cartão de crédito, muitas vezes, acabam comprometendo o seu orçamento devido ao pouco controle que você tem sobre os seus gastos quando faz os pagamentos de suas compras na função crédito.

Caso não tenha como você se livrar dos gastos no seu cartão de crédito, outra alternativa é fazer o controle de gastos desse cartão constantemente. Para isso, a solução pode ser baixar um aplicativo em seu celular que tenha um extrato de tudo que você esteja gastando em tempo real. Isso faz com que você consiga ver quanto você já gastou, onde está indo o seu dinheiro e quanto a mais você pode gastar.

Além disso, para você não perder o controle sobre os seus gastos, é legal que quando for gastar no crédito, faça todas as suas compras do dia nele e quando for pagar à vista, leve um dinheiro para todas as compras também.

Quando gastamos tanto no débito ou à vista quanto no crédito, às vezes nos perdemos e não sabemos qual compra passou em quais das formas de pagamento, e isso pode fazer com que você gaste mais do que devia, o que pode acabar te prejudicando, não conseguindo organizar o orçamento para o financiamento do seu apartamento.

 Tenha um planejamento financeiro

Quando falamos em um financiamento de um apartamento, estamos cientes de que haverá uma dívida por anos a fio até terminar de pagá-lo, e para que você consiga pagar essa dívida, antes mesmo de adquiri-la você terá que fazer o planejamento financeiro seu e de sua família. Para isso você deve:

  • Priorizar o pagamento de seu apartamento: Quando o seu financiamento for aprovado, você estará dizendo que as parcelas dele caberão no seu bolso, baseado na sua renda mensal. Por isso, é muito importante que você saiba, antes mesmo de financiar, que ele será prioridade no seu orçamento;
  • Deixar as contas em dia: Você planilhou todos os seus gastos e despesas, conseguiu até reduzir algumas de suas contas. Agora é a hora de manter todos os pagamentos em dia para que não perca o controle e saia de sua organização, pois isso poderá virar uma “bola de neve” que pode colocar as parcelas do seu financiamento em risco;
  •  Acompanhar os seus gastos: Uma outra forma de evitar que os seus gastos e despesas saiam do controle é acompanhá-los mensalmente, inclusive, suas parcelas.

Formas de financiar seu apartamento

Quando você começar a planejar a compra do seu apartamento, deve saber que há duas modalidades de financiamento que você pode escolher:

  • Sistema Financeiro de Habitação (SFH): Esses sistemas de financiamento tem a caixa econômica federal como mediadora e os juros anuais dele não podem passar de 12%, conseguindo financiar até 90% do imóvel, dando 10% de entrada;
  • Sistema Financeiro Imobiliário (SFI): Esses financiamentos são negociados diretamente com os bancos e tem livre negociação na taxa de juros, podendo ser maior ou menor que as do SFH, mas isso será declarado na hora da negociação.

Há, também, o programa do Governo Federal “Minha casa Minha vida”, onde você pode conseguir taxas de juros e parcelas bem em conta, caso você se encaixe no sistema de renda do programa.

Para organizar o orçamento para o financiamento de uma casa ou um apartamento novo, você deve, acima de tudo, se planejar. Apenas com um bom planejamento financeiro, atual e futuro, você conseguirá poupar dinheiro para a entrada e para as parcelas futuras que virão quando for aprovado. Para isso, você precisa de organização. Organizar seus gastos e suas dívidas te ajudará – e muito – no financiamento de seu apartamento novo.

Equipe Jotanunes

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados