Planejamento é a palavra chave se você está pensando em ter um novo endereço. Nesse post, você vai entender os fatores essenciais para analisar antes de decidir mudar de casa. Siga a leitura e prepare-se para viver esse momento tão especial na vida de uma família.
O processo de escolha de um novo lar pode ser mais simples e menos cansativo do que você imagina. Para isso, é importante organizar todas as etapas e contar com uma verdadeira rede de apoio que vai esclarecer dúvidas, agilizar demandas e, se preciso, até mesmo colocar a mão na massa para te ajudar.
Para facilitar a sua missão, separamos alguns itens essenciais durante a procura por um novo imóvel.
Quando decidir mudar de casa?
Mudar de casa quase sempre é uma correria. São muitos detalhes para cuidar, uma nova rotina e atividades diárias. Por isso, analise bem o contexto da sua vida para escolher o momento ideal, considerando, por exemplo, o calendário escolar das crianças se você tiver filhos, e também o orçamento doméstico.
Outro ponto importante é definir a data com antecedência e escolher o melhor horário disponível para isso. Considere ainda esses três elementos básicos (que vamos detalhar mais adiante)
-o processo de empacotamento dos pertences;
-o serviço de transporte que vai fazer a mudança de casa;
-e as pessoas envolvidas na mudança.
A infraestrutura está de acordo com o que eu preciso para minha família?
Você precisa definir todas as suas necessidades e prioridades antes de ir em busca da mudança de apartamento ou de casa. Então, é preciso avaliar se o imóvel em si e o bairro onde ele se localiza cumprem os seus pré-requisitos.
Alguns fatores como localização, acesso a outros bairros, escolas e serviços públicos podem ser determinantes. Bem como segurança e infraestrutura do prédio ou condomínio onde fica o seu futuro imóvel.
Identifique e guarde seus itens com cuidado
Na hora de embalar todos os seus pertences, é necessário que você os identifique, pois isso facilita bastante na hora de desempacotá-los.
Caso não queira fazer algo tão minucioso, você pode separar por categorias: artigos de decoração, itens de cozinha, objetos dos quartos, e assim por diante.
Outra dica importante é fazer um checklist, ou seja, uma lista para controlar as etapas da mudança de casa.
Assim, você pode anotar as tarefas e marcar com um X do lado toda vez que finalizá-la. Desse modo, você mantém a organização dos processos de forma eficaz.
Organize os serviços básicos
Antes de se mudar para a nova casa, solicite a transferência ou interrupção de serviços como: água, luz, telefone, gás, internet, dentre outros.
De modo geral, você pode ligar para as centrais de atendimento das prestadoras e realizar a solicitação de forma prática. Para isso, basta entrar em contato com certa antecedência. Fique atento porque, em algumas situações, é possível encontrar até condições mais vantajosas ou benefícios extra.
Por último, uma dica extra: faça a doação das peças que não servem mais para você. Essa é uma boa ação que você pode fazer para ajudar quem realmente mais precisa.
Contudo, é importante lembrar que existem artigos muito velhos que também não servem para doação. Nesses casos, a alternativa é levar para serviços de reciclagem que farão a destinação mais adequada.
Com essas dicas em prática, o processo de mudança de casa se torna mais fácil. Por falar nisso, se você está em busca de um imóvel de forma prática e descomplicada, fale com a Jotanunes.