Aprenda a escolher o lustre para decoração do apartamento

A integração entre sala de estar e jantar é uma tendência que já mostrou que veio para ficar. Seja em locais pequenos ou nos mais amplos, as pessoas preferem optar por ambientes sem paredes para criar momentos mais intimistas e reservados. E se tem um item que pode fazer bastante diferença é o lustre para decoração do apartamento.

Mas, afinal, como escolher a peça mais adequada sem causar confusão visual nem prejudicar o estilo decorativo? Confira as dicas e veja como acertar na decisão de acordo com a sua personalidade, deixando seu lar elegante e harmonioso.

Lustre no apartamento

Diâmetro: em uma sala de jantar, o diâmetro ideal da luminária é de, aproximadamente, um terço da largura da mesa. Por exemplo, se a mesa tem uma largura de 90 centímetros, o diâmetro do pendente deve ter em torno de 30 centímetros. Caso você queira um modelo com diâmetro menor, use mais unidades para compor o ambiente.

Altura do pendente em relação à mesa: a distância ideal entre o pendente e a mesa de jantar varia de 70 a 90 centímetros. Com essa altura a peça não bloqueia a visão de quem está sentado e não gera ofuscamento.

Altura do pendente em relação ao chão: também é possível considerar a medida entre a base da luminária e o piso, a qual deve ficar entre 140 cm e 150 cm.

Altura do pendente em relação à mesa de centro: a fim de que não haja um bloqueio visual para quem estiver sentado no sofá, deixe a cúpula a uma altura de 150 cm a 170 cm em relação ao tampo da mesa de centro.

Altura do pendente em relação à mesinha lateral/criado mudo: caso a instalação seja sobre mesinhas laterais, é suficiente deixar uma distância entre 30 cm e 50 cm.

Altura do pendente em relação à mesa: para a mesa da cozinha, as regras são as mesmas da sala de jantar. A distância ideal entre o pendente e a mesa de jantar varia de 70 a 90 centímetros.

E se você optar por instalar o pendente em um local sem móveis, cabe usar o próprio chão como ponto de partida. Lembre-se: ele deve ficar em uma altura a qual permita que as pessoas se locomovam no cômodo sem que esbarrem. Além disso, deve estar a uma distância de 20 centímetros do teto.

Gostou das dicas? O importante é construir os cômodos de modo a deixá-los mais intimistas e amplos. Aproveite e comece a planejar o seu novo lar com a Jotanunes. Fale com a gente!

*As dicas foram selecionadas com base na curadoria do canal CasinhaBonita

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados