Uma das maiores preocupações que o mercado de construção civil passou a ter nos últimos anos é sobre o conforto térmico e acústico, sabemos que mesmo que nosso corpo se adapte a situações adversas e temperaturas mais altas ou baixas, essas situações influenciam a saúde e o bem-estar das pessoas.
Em prédios residenciais e comerciais por exemplo, ruídos podem atrapalhar os apartamentos vizinhos e incomodar e afastar até mesmo clientes quando o ambiente é comercial.
Por outro lado, pessoas que residem em locais de grande incidência solar entendem o quanto esse excesso de calor pode atrapalhar na produtividade. O mesmo ocorre com situações extremas de frio que costumam ocorrer na região mais sul do país. Sabendo da relevância desse assunto, trouxemos neste artigo alguns benefícios do conforto termoacústico; confira!
O que significa conforto termoacústico?
O termo termoacústico é uma fusão de duas palavras distintas: térmico e acústico, que se referem à temperatura e som, respectivamente. Assim, o conceito termoacústico é uma aplicação de materiais em superfícies, tetos, paredes, etc que quando usados de maneira inteligente garantem o conforto térmico e sonoro do ambiente.
Assim, alguns materiais como mantas térmicas, placas de poliestireno expandido (EPS), e acabamentos de madeira são incluídos ou até servem como bons substitutos dos materiais mais comuns na construção de paredes em alvenaria com tijolos e cimento.
É através desse tipo de isolamento térmico e acústico que as melhorias na vida dos moradores podem ser mais perceptíveis como melhora do sono e produtividade.
É possível encontrar residências com vidros e esquadrias de alta performance com a finalidade de promover a saúde de quem reside e melhorar o bem-estar.
Os materiais usados são eficazes no controle da temperatura do ambiente evitando que temperaturas externas não afetem a interna, diminuindo o uso de equipamentos eletrônicos para amenizar a temperatura do local.
Benefícios do conforto termoacústico
Realizar atividades diárias como ler, estudar, e até mesmo lazer em espaço de convivência como salas de estar, domingos em família e momentos de cinema são mais acolhedores quando há o conforto termoacústico.
Esse conforto garante que o ambiente possua condições climáticas e sonoras adequadas para evitar estresse, dores de cabeça, irritação, fadiga e fraqueza muscular que são sintomas ocasionados pelos efeitos do metabolismo.
O metabolismo humano quando exposto à condições climáticas quentes ou frias demais se esforça de maneira mais intensa para fazer com que o corpo se adapte, esse esforço é o que causa alguns dos sintomas citados acima.
Portanto, investir em conforto termoacústico é investir em melhor qualidade de vida. Ambientes com condições sonoras agradáveis são mais saudáveis e têm menos riscos de perturbações que provocam variações de humor, aumento da pressão arterial e até perda da audição.
Confira abaixo mais alguns dos benefícios do conforto termoacústico:
- Reduz a poluição sonora
- Ruídos sempre do lado de fora
- Manutenção da temperatura local
- Redução no uso de energia elétrica
- Redução no valor da fatura de energia
- Construção sustentável
Gostou do nosso artigo? Para acompanhar conteúdos como esse siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades sobre financiamentos, Minha Casa Minha Vida e muito mais!
Equipe Jotanunes