Comprar o primeiro imóvel é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Significa não apenas que você se planejou financeiramente e agora possui estabilidade para assumir um compromisso, mas também que você encontrou um local para chamar de lar.
Antes de fixar raízes, entretanto, é preciso ter certeza de que vai adquirir o imóvel certo para você. As chances são de que você passe boa parte da sua vida nele, portanto é preciso se certificar de que você se sentirá confortável. Mas, nada tema! Pensando em você, a Jotanunes criou esse artigo com algumas dicas de o que é preciso avaliar na hora de comprar um imóvel. Confira:
Localização
A localização é um dos aspectos mais importantes da sua nova moradia. Afinal, é preciso escolher um bairro que você goste, mas também que facilite a locomoção no dia a dia. Morar perto do trabalho ou da escola das crianças poupa tempo no trânsito e melhora sua qualidade de vida.
Além disso, é importante verificar quais serviços existem na região para trazer mais praticidade a sua vida. Verifique a qualidade dos hospitais, farmácias, bancos, restaurantes, supermercados e quaisquer outras atividades que você e sua família gostem de realizar com frequência.
Último, mas não menos importante! O bairro em que você vai morar precisa ser seguro. Seja casa ou apartamento, é preciso ter segurança no seu lar. Converse com a vizinhança, verifique se o bairro é bem iluminado durante a noite, e como é o movimento na região.
Conforto
Muitos ignoram esse aspecto e preferem se ajustar as características do imóvel. Embora isso seja possível, com um pouco de pesquisa dá pra encontrar o lar que atende todas as suas necessidades. De quantos quartos você precisa? Pretende aumentar a família? Vai precisar de um escritório? Todas essas são perguntas importantes que podem ser decisivas na hora de escolher seu apartamento.
Documentação
É preciso verificar a documentação do seu primeiro imóvel antes de oficializar a compra para evitar dores de cabeça no futuro. Entretanto, existem algumas diferenças na hora de analisar os papéis de imóveis novos e usados. Independente da sua escolha, trazemos um checklist bem organizado.
Imóvel usado
● Matrícula do bem, onde se verifica seu histórico, quitação e se existe ameaça de alienação.
● Certificado negativo de ação cível e criminal do vendedor e de seu cônjuge. Idem para o condomínio. Certidão negativa de tributos do imóvel (IPTU). Versão digital está disponível no site da Prefeitura. Certidão negativa de débitos com o condomínio.
● Certidão negativa de utilidade pública do imóvel, a fim de evitar desapropriação surpresa, por exemplo. Contrato de compra e venda.
● Registro, no cartório de imóveis, do contrato de compra. A transferência da propriedade só ocorre quando passar a constar na matrícula.
Imóvel novo
● Memorial descritivo. O documento reúne todas as informações sobre a construção.
● Convenção do condomínio.
● Certidão negativa de débitos com o condomínio.
Conservação
Ao contrário do que muitos pensam, é preciso averiguar o estado de conservação até mesmo de imóveis novos. Os menores detalhes podem se transformar em grandes problemas no futuro. Assim sendo, analise todos os problemas estruturais e cobrar o proprietário ou a imobiliária pelos reparos. Entre as principais coisas para se ficar de olhos, estão:
● Rachaduras e infiltrações
● Desnível do piso
● Instalação elétrica e hidráulica
● Chuveiro
● Torneiras e válvulas
● Paredes, pisos, portas e janelas
Conclusão
Após todo o período de planejamento e preparação para adquirir seu primeiro imóvel, é preciso ter atenção para garantir que seu lar seja o berço de bons momentos entre familiares e amigos. Gostou desse artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais!
Equipe Jotanunes