2ª Via Boleto

Casa ou apartamento: como escolher o ideal para a sua vida

Analisando suas necessidades e seus desejos para o futuro, é possível encontrar o lar ideal para sua família

Quem está em busca de realizar o sonho da casa própria, com certeza já se deparou com o dilema “casa ou apartamento”. Essa é uma etapa natural do processo de decisão e, no fim, depende principalmente do seu gosto pessoal. Entretanto, conhecer as vantagens e as desvantagens de cada tipo de imóvel é importantíssimo para tomar uma decisão bem informada.

É importante lembrar que essa escolha deve ser muito bem pensada, considerando não apenas suas necessidades atuais, mas prevendo seus anseios futuros. Pensando em te ajudar a tomar essa decisão tão importante, listamos abaixo algumas vantagens e desvantagens de morar em casa ou apartamento. Confira!

Morar em casa

Vantagens:

● Espaço extra – Se você tem filhos e/ou animais de estimação, uma casa com quintal oferece a possibilidade de brincar ao ar livre sem precisar ir a um parque ou praça.
● Maior autonomia – Qualquer decisão sobre alterações na construção, ou melhorias a se investir são de responsabilidade sua. Quem mora em casa não precisa realizar uma votação na assembléia ou da autorização de um síndico.
● Sem taxa de condomínio – Com exceção de casas em condomínios fechados, não é preciso pagar taxa condominial.

Desvantagens:

● Custo elevado – Como não há rateio das despesas, os gastos com manutenção — indispensáveis para a conservação do imóvel — ficam inteiramente a cargo do proprietário. Quem não se previne da forma correta acaba pagando um valor muito mais alto que qualquer taxa condominial.
● Falta de segurança – A menos que o proprietário providencie esses serviços por conta própria, as casas não possuem portaria ou sistemas de segurança. Isso as torna mais vulneráveis a possíveis ataques e pode até eliminar a sensação de liberdade.

Morar em apartamento

Vantagens:

● Mais segurança – A portaria assegura o controle de quem entra e sai do prédio, e evita que vendedores e outros desconhecidos o incomodem no dia a dia. Além disso, um condomínio de qualidade oferece sistemas de segurança como alarmes, câmeras, zelador, entre outros.
● Praticidade – Manter um apartamento limpo e organizado é muito mais fácil do que cuidar de uma casa. Afinal, as áreas externas contam com prestadores de serviço contratados pelo próprio condomínio. Vale ressaltar que, devido à distância da rua, até mesmo a poeira trazida pelo vento é menor.
● Facilidade – Grandes empreendimentos imobiliários atraem uma ampla rede de comércios e serviços para o seu entorno. Assim sendo, quem mora em bons condomínios não precisa se deslocar pela cidade para realizar as tarefas do dia a dia.
● Mais acessibilidade – Além da presença de comércios e serviços, condomínios tendem a ter uma localização privilegiada. Geralmente, eles se localizam em centros urbanos ou, quando distantes, próximo a vias de acesso facilitado. Isso traz mais eficiência ao cotidiano dos moradores, diminuindo gastos e facilitando o deslocamento.
● Melhor qualidade de vida – Tecnicamente, todos os itens anteriores já ajudam a melhorar a qualidade de vida dos moradores. Contudo, apartamentos costumam contar com uma infraestrutura completa, com direito a áreas verdes, churrasqueira, parquinho, quadra, espaço pet e muito mais. Assim sendo, quem mora em apartamento tem diversão garantida para toda a família.
● Menos estresse – Com o benefício das áreas verdes e do espaço kids, não é preciso sair do condomínio para passear com as crianças, evitando pegar trânsito. Até mesmo receber os amigos em casa se torna mais fácil. Além disso, a distância dos barulhos da rua proporciona melhores noites de sono.
● Economia – mesmo com a taxa condominial, se os gastos com a manutenção do imóvel e a redução das despesas com lazer e academia de ginástica forem colocados no papel, o custo de morar em um apartamento é bem menor do que em uma casa.

Desvantagens:

● Compromisso – Apesar da taxa condominial ser referente aos valores da manutenção das áreas externas do imóvel e dos serviços oferecidos, trata-se de uma conta que deve ser paga mensalmente, para não se tornar inadimplente.

Como saber quando vale a pena trocar de imóvel?

Resumindo a resposta, tudo depende do custo-benefício. Morar em um apartamento bem localizado, com infraestrutura completa de lazer e serviços, pagando um valor que caiba no bolso, não é impossível. Não é a toa que eles estão ficando cada vez mais populares.

Por isso, cada vez mais pessoas têm optado por deixar a casa alugada rumo ao apartamento próprio. Nós sabemos que escolher entre casa e apartamento não é uma decisão fácil. Porém, com uma análise do seu estilo de vida e o que você deseja para o futuro, não levará muito tempo para escolher o lar ideal para você. Gostou desse artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Equipe Jotanunes

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados