2ª Via Boleto

Verão pet: aprenda a cuidar dos seus animais nos dias mais quentes do ano

Os dias ensolarados de verão nesse nosso Nordeste maravilhoso são deliciosos. Mas, junto com eles vêm o cuidado que devemos ter com os pets. 

Seja dentro de casa ou durante o passeio, os animais também sofrem com temperaturas elevadas, que podem causar riscos à saúde deles, e por isso, merecem atenção redobrada.

É muito importante que os tutores saibam o que fazer para garantir o bem-estar dos bichinhos. Por isso, separamos algumas dicas de ouro.

Hidrate seu pet – A água ajuda no bom funcionamento do organismo, desenvolvimento físico e para as defesas contra doenças. Então, mantenha o pet hidratado, ofereça água sempre fresca e limpa. Se for sair com seu pet, leve a garrafinha de água para oferecê-los. Água de coco também pode ajudar na hidratação.

Proteja-o do sol – O filtro solar não só ajuda a diminuir a incidência de queimaduras e dermatites na pele do seu pet, como também previne doenças graves como o câncer de pele. Veterinários orientam o uso do protetor solar em cães e gatos, principalmente em animais de pelo curto e de pelagem clara, inclusive, nas partes expostas ao sol, menos cobertas por pêlos, como ponta de orelha, barriga e nariz. 

Evite ambientes quentes ou abafados – Evite deixar cães e gatos em espaços sem ventilação. Se é ruim para os humanos, imagine para os pets.  evite deixar seus bichinhos no calor excessivo, mesmo que as janelas estejam levemente abertas ou que seja por poucos minutos.

Horário de passeio – Passear com o pet quando o sol está escaldante é muito prejudicial, pois os coxins (a parte macia das patinhas) são sensíveis e a temperatura alta do chão pode causar leves lesões ou até queimaduras, além da respiração do pet ficar muito mais ofegante. Animais obesos, de pelos longos e os cães braquicefálicos – os de focinho achatado – são os que principalmente sofrem com as altas temperaturas. A recomendação é que os passeios sejam feitos antes das 10h ou após às 17h.

Crie rotina de banho e tosa – O banho também é importante, mas cuidado para não causar um choque térmico no pet. O ideal é que sejam feitos banhos semanais ou a cada 15 dias. A tosa também é indicada para amenizar os efeitos do verão, sobretudo em animais de pelos longos ou de pelagem escura que absorvem mais calor. A recomendação não é tosar 100%, mas sim apará-los.

Dê alimentação leve e petiscos refrescantes – Algumas frutas ricas em água e que são permitidas para pets também auxiliam na hidratação, mas devem ser oferecidas com cautela e sob orientação do veterinário. Uma boa dica são os petiscos gelados de frutas como melancia, melão, banana e mamão para fazer em casa.

Aproveite os Espaços Pet do seu Condomínio – Cães e gatos são animais sociáveis e gostam de interagir e brincar com outros. Aproveite o Pet Play do seu condomínio. Além de brincar com mais segurança, seu pet ainda faz amigos entre os vizinhos.

A Jotanunes traz em seus empreendimentos espaços especiais para que seu Pet viva com muito mais qualidade de vida. Empreendimentos como Marine Residence, Rio Barra e Park Barra em Sergipe; Sunville Mais Viver em Petrolina e Acquaville Residence em Alagoinhas contam com espaços especiais para animais de estimação.

Além desses cuidados, é importante que todas as vacinas do seu pet estejam em dia, já que há um aumento de incidência de doenças virais, como a cinomose, nesta época do ano.

Gostou das nossas dicas? Você vai amar ainda mais morar em um condomínio com espaços exclusivos para o seu animal. 

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados