Um passo fundamental na hora da aquisição do tão sonhado imóvel é a comprovação de renda. Esse processo pode ser agilizado com organização e planejamento, mesmo para trabalhadores informais.
A seguir você vai conhecer os documentos necessários na hora de aprovar essa operação de crédito.
TRABALHADOR COM CARTEIRA ASSINADA
1 Holerite – Fornecido pelo empregador com o detalhamento do pagamento mensal do trabalhador. É preciso apresentar demonstrativos referentes aos três meses anteriores.
2 Carteira de Trabalho – Nela contém o registro do vínculo empregatício do trabalhador.
3 Imposto de Renda – A Declaração do IRPF pode ser usada, porém informa os valores do ano anterior, que não necessariamente correspondem a sua renda atual.
TRABALHADOR AUTÔNOMO
1 Extrato bancário – De fácil acesso, em geral, as instituições financeiras solicitam demonstrativos dos últimos seis meses.
2 Decore – A emissão dessa declaração é feita por contadores e serve como prova de informações sobre a percepção de rendimentos. OBS: Importante consultar a instituição financeira se esse tipo de comprovação está sendo aceita no momento.
3 Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) – Esse documento é emitido pela empresa que contrata os serviços do trabalhador. Por isso, solicite sempre que possível.
Esses são outros documentos necessários: Documento de Identificação, CPF, Certidão de Nascimento, Casamento ou Divorcio, Comprovante de endereço atual.
No Brasil, os financiamentos mais tradicionais são os enquadrados no programa Casa Verde e Amarela e SBPE, Na Jotanunes você conta com todos os benefícios desses programas.