Quando estamos prestes a realizar o sonho de comprar um imóvel, depois que organizamos a parte do orçamento, é natural se perguntar qual é a melhor opção: casa ou apartamento? Se este é o seu caso, hoje a Jornada Jota vai tirar suas dúvidas sobre o que levar em consideração ao escolher entre casa e apê.
Não existe a fórmula ideal para escolher o seu novo imóvel. Decidir onde você vai morar com sua família é, acima de tudo, uma questão de preferências pessoais. Por isso, antes de entender as características de cada tipo de empreendimento, vamos a um exercício: liste suas necessidades!
Seus desejos e seus itens não negociáveis (o que você não abre mão de ter na sua casa ou apartamento) precisam ser levados em conta. Assim você consegue filtrar de maneira mais assertiva os imóveis que melhor se encaixam no seu estilo e também aqueles que não são exatamente o que você procura.
Quer fazer sua escolha entre casa ou apartamento sem demora? Siga a leitura!
Uma das principais características das casas, geralmente, é que a estrutura costuma ser mais ampla do que em muitos apartamentos. Em geral, elas possuem cômodos mais espaçosos e com mais possibilidades de variação no mobiliário.
Em uma casa, o quintal é seu: você decide o que fazer com ele. E ter a natureza ou uma boa área ampla e privativa pode ser um fator decisivo para quem tem crianças ou animais, concorda?
Por outro lado, como não há rateio das despesas, os custos com manutenção que são indispensáveis para a conservação do imóvel acabam ficando mais elevados, uma vez que são inteiramente pagos pelo proprietário.
Já os apartamentos representam excelentes soluções em moradia para quem busca praticidade, segurança diferenciada e opções de lazer mais acessíveis, por exemplo. E ainda, a proximidade com seus vizinhos pode ajudar.
A taxa de condomínio, que muita gente considera um peso no orçamento mensal, é na verdade um alívio para quem quer funcionalidade. A manutenção das áreas comuns do seu prédio
Se você não tem tempo para cuidar da saúde, o seu novo apartamento pode te proporcionar mais qualidade de vida. Quadras, academias, piscinas, bicicletário, espaço para yoga. Tudo isso pode ser um incentivo à sair do sedentarismo a alguns metros do conforto do seu lar.
Ao escolher entre casa e apê, considere também que você pode ter à disposição espaços como área gourmet, pet play, coworking e muitas outras atividades, garantindo assim a diversão de toda a família.
Geralmente, quando pensamos em comprar uma casa, consideramos morar nela por muito tempo. Já os apartamentos são mais fáceis de revender ou alugar, e podem representar um investimento mais acessível.
Uma casa geralmente é ideal para quem:
-busca conforto e liberdade, fazendo suas regras;
-necessita de espaço amplo para chamar de seu e quer privacidade;
-precisa de contato com natureza, gosta de lidar com suas plantas, em espaços abertos;
-foge dos elevadores e escadas;
-adora cuidar pessoalmente do carro aos finais de semana;
-ama animais de estimação grandes;
-recebe visita da família e amigos com frequência, em conversas com boa música e -sem hora para acabar;
-ama demais sua churrasqueira.
Um apartamento geralmente é ideal para quem:
-precisa de praticidade, lugar fácil de cuidar;
-sente-se bem em ambientes menores e mais aconchegantes;
-precisa de segurança;
-necessita viajar mais tranquilamente aos fins de semana;
-enxerga a garagem e quintal como espaços trabalhosos de cuidar;
-curte animais de estimação, desde que sejam pequenos;
-sonha com área de lazer, academia, salão de festas;
-não tem tempo para pensar na manutenção do imóvel;
-gosta de fazer novas amizades.
Ainda ficou com dúvidas? A Jota é especialista em encontrar o imóvel perfeito para você viver bem com sua família. Fale com a gente.