2ª Via Boleto

Confira 7 dicas de planejamento para comprar um imóvel

Realizar o sonho de comprar um imóvel, seja para morar ou investir, não é como ir a um mercado, essa tarefa exige planejamento dos gastos, organização financeira e mais que isso, exige resiliência.

No entanto, apesar de parecer algo distante da realidade, nós podemos garantir que se houver antes de tudo um planejamento para comprar um imóvel, esse sonho será realizado mais cedo do que se imagina.

Portanto, se você quer saber como conseguir realizar a compra do seu imóvel de uma forma autônoma, segura, e com muita organização financeira evitando comprometer seu orçamento ou se endividar, continue com a leitura que iremos dar 7 dicas de planejamento para comprar um imóvel. Veja:

1.  Corte as despesas desnecessárias

Normalmente todos nós acabamos desperdiçando dinheiro com uma coisa aqui, outra ali que realmente não faz diferença e não agrega em nossa vida.

Por isso, assim que for dado o pontapé inicial e você decidir começar  um planejamento eficaz para comprar um imóvel, verifique analiticamente quais são as despesas desnecessárias que você possui.

Tem mais de uma assinatura em plataformas de música ou streaming? Talvez seja a hora de rever esse gasto. Diminuir as saída com amigos, frequentar locais gratuitos ou até mesmo utilizar meios de transportes mais econômicos são algumas das alternativas.

2.  Evite gastos

Para evitar gastos é simples: não compre. Se você não precisa de mais uma blusinha, ou talvez de uma moto mais potente, uma tv maior, e outros gastos não essenciais, evite-os a todo custo.

Uma dica para diminuir a quantidade de compras é retirar das redes sociais perfis de lojas. Também pode-se evitar ir ao shoppings, eventos comerciais ou qualquer ambiente (virtual ou não) que aflore o desejo de consumir algo que talvez você não precise.

3.  Guarde dinheiro

Para ficar cada vez mais perto de alcançar sua meta é imprescindível que você poupe dinheiro. A maioria dos especialistas recomenda que se guarde cerca de um terço da renda em investimentos que sejam seguros e rentáveis.

Seguindo nossa terceira fica você ficará a cada dia mais perto da compra do seu imóvel.

4.  Pague as contas e pendências

Caso você tenha adquirido alguma dívida com o passar dos anos, pague o mais rápido que puder. É praticamente impossível conseguir um financiamento (mesmo com entrada) quando se tem o nome sujo.

Para ajudar no orçamento e sobrar dinheiro para o pagamento de dívidas pode-se vender alguns itens que não são imprescindíveis na casa ou até mesmo roupas que não servem mais.

5.  Escolha o imóvel que mais combina com você

Só você saberá qual o imóvel mais adequado para a sua realidade. Se tem filhos, é importante verificar escolas e creches nas proximidades, adquirir um local com apenas um quarto (mesmo que seja apenas um morador) pode não ser muito interessante dependendo da sua rotina, talvez você receba muitos amigos ou familiares em casa, analise com calma.

Observe o tamanho do imóvel, questões sobre mudança imediata ou caso esteja comprando ainda na planta, verifique com o responsável a previsão de conclusão.

6.  Olho no condomínio

Fique atento ao condomínio. Há opções no mercado que dispõem de áreas gourmet, academias, jardins, mas nem tudo são flores, fique esperto aos valores cobrados mensalmente.

7.  Observe a documentação e fique de olho na construtora

Mesmo que o imóvel já esteja construído, é importante checar a construtora responsável pela obra. Visite outros imóveis construídos pela empresa e tenha atenção na hora de ler a documentação.

Equipe Jotanunes Construtora

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados