Em tempos de crise e aperto nas finanças, o sonho da casa própria, muitas vezes parece bem distante ou impossível de ser realizado. Mas, há um caminho para mudar esta realidade e, com algumas dicas, este post mostrará para você como organizar suas finanças, economizar e assim conseguir juntar aquele dinheiro necessário para a conquista do seu lar.
O primeiro passo é o planejamento financeiro. É a partir dele que você faz aquele estudo (bem simples e fácil de fazer por qualquer pessoa), que consiste em anotar no papel todas as suas receitas (todo o dinheiro que você e sua família recebem mensalmente). Depois é preciso anotar também todas as despesas. E aqui começa a mágica do planejamento: o que pode ser feito para economizar?
Aqui vão algumas ideias: reduzir gastos no cartão de crédito; mudar os planos de telefone, internet, streaming e TV por planos mais baratos; optar por marmita ao invés de almoçar em restaurante; utilizar a bicicleta para percursos mais curtos em substituição ao carro; avaliar a possibilidade de caronas ou partilha de veículo com os colegas de trabalho.
Feito isso, avalie se há algo no seu conjunto de gastos que pode ser reduzido ou até eliminado, nem que seja por um período específico. A partir daí, será possível chegar a quanto você pretende guardar por mês para alcançar seu objetivo, que é dar entrada no sonho da casa própria. É preciso economizar, encontrando assim o equilíbrio entre o que ganha e o que gasta.
Também é bom pensar na possibilidade de uma renda a mais, seja fazendo aquela hora-extra no trabalho, seja topando uns freelas ou até partindo para algum projeto aos finais de semana. Fazendo isso, vai ser possível criar uma poupança, com este recurso que não estava incluído no seu orçamento.
Seguindo cada etapa deste processo, estabelecendo metas claras e cuidando, com rigor, do seu dinheiro, vai ser possível organizar suas finanças e dar o pontapé para a realização dos seus sonhos.