2ª Via Boleto

8 tipos de luminárias para ter no apartamento

As luminárias são objetos que tem como objetivo iluminar um cômodo, no entanto elas também podem embelezar seu apartamento por meio de seus diversos tipos.

A iluminação é um ponto muito importante para qualquer imóvel, pois ela tem o poder de mudar totalmente o cômodo, sendo uma das partes mais importantes de um projeto de arquitetura.

É por meio dela que você conseguirá que seu apartamento fique mais confortável e convidativo, ou sombrio e para poucos amigos. Assim como ela pode destacar o que você quiser, esconder imperfeições e deixar seu apartamento mais aconchegante para você e para suas visitas.

Uma luminária, junto com a sua boa iluminação e com a sua beleza, tem o poder de fazer uma grande diferença nos cômodos. Portanto, conheça agora 7 tipos de luminárias para ter em seu apartamento!

1.   Luminárias embutidas

Esse tipo de luminárias tem esse nome porque elas ficam embutidas dentro do forro do teto. Dessa forma, elas não aparecem no cômodo e o que mais importa é a iluminação que elas emitem.

Discretas e pequenas, elas têm um aspecto minimalista e é necessário mais do que uma para iluminar um cômodo. É uma boa dica para cômodos menores como banheiros e quartos.

2.   Luminárias pendentes

Semelhantes aos lustres, as luminárias pendentes são menores e utilizadas para gerar foco de luz em algum objeto ou móvel específico.

Elas ficam penduradas no teto por meio de um fio e devem ser combinadas com outra luminária, afinal só a utilize para focar em algo do seu cômodo.

3.   Lustres

Os lustres são parecidos com as luminárias pendentes. No entanto, em vez de serem utilizados para iluminar e focar em algo específico, ele possui uma iluminação mais abrangente e seu foco é em sua beleza.

Eles são peças que impactam visualmente, mas cuidado para não deixar a decoração do seu ambiente muito pesada e sobrecarregada. Por isso, prefira utilizá-lo em salas de jantar ou de estar.

4.   Arandela

Arandelas são fixas na parede e podem apresentar tamanhos diferentes. Mas o objetivo delas é uma iluminação discreta e difusas, de forma que ela é indireta.

Essa luminária é perfeita para criar um clima aconchegante no cômodo, por isso prefira tê-la em quartos.

5.   Abajur

O abajur é a luminária de mesa mais famosa que existe. Ele é uma peça que funciona como decoração, mas é extremamente indicado para momentos de leitura, de forma que ele iluminará um ponto específico.

Geralmente, os abajures são colocados em cima de mesas e escrivaninhas.

6.   Luminária de chão

As luminárias de chão são como um enorme abajur, sendo uma peça grande e única que é colocada no chão e pode ser movimentada para onde deseja-se ter um foco de luz.

Elas possuem vários formatos e tipos, apresentando a dupla função de beleza e iluminação.

7.   Spot

Esse tipo de luminária é embutido dentro do teto. Ele é um pequeno foco de luz utilizado apenas para dar ênfase para algum objeto ou móvel.

Dessa forma, eles não são recomendados para a iluminação de um cômodo inteiro, e sim, de banheiros ou closets, por exemplo.

Gostou desse conteúdo? então para não perder mais nada siga a Jotanunes nas redes sociais!

Equipe Jotanunes

Imóveis em Destaque

Posts Relacionados