Blog da Jota

Cheia de praias, águas de coco e uma alegria contagiante, a capital Sergipana não é uma das mais badaladas do Nordeste, mas recebe milhares de turistas todos os anos. Tendo um ótimo equilíbrio de visitantes e com lindíssimos condomínios, ela se torna uma das melhores capitais nordestinas para se morar. Por isso, no post de hoje da Jotanunes, te mostraremos 7 grandes motivos para morar em Aracaju e aproveitar uma das melhores coisas que o nosso Nordeste tem a oferecer!

1 – População com hábitos mais saudáveis

Apesar de terem a maior taxa populacional do estado, com uma estimativa de 657 mil pessoas (segundo o censo do IBGE de 2019), Aracaju foi considerada, após uma pesquisa do ministério da saúde, umas das capitais que tem a população com os hábitos mais saudáveis. Isso acontece, pois, por ser uma capital pequena, a distância para o trabalho não causa tanto efeito na qualidade de vida das pessoas. Devido a trânsitos menores e transporte público com maior acessibilidade, a população fica menos estressada e o estresse é uma das maiores causas de hábitos que fazem mal à saúde.

2 – Ótima média salarial

Uma das maiores preocupações de quem vai se mudar, é se o local em que vai morar é ou não bom em questões de empregos e salários. Se essa você também fica preocupado com isso, esse pode ser um dos grandes motivos para se morar em Aracaju. Com cerca de 232 mil pessoas ocupadas, segundo o censo de 2017, a capital Sergipana possui uma média salarial de 3,1 salários mínimos, um dos maiores do estado!

Além disso, a cidade também fica apenas 3 quilômetros de Barra dos coqueiros, onde há um dos principais portos fluviais do Brasil e também possui uma das maiores economias da região.

3 – Custo de vida baixíssimo

Aracaju – Sergipe, Brazil

Além de ter uma ótima média salarial, os custos de vida também são um dos grandes motivos para morar em Aracaju. Por ser uma capital menor e uma cidade com maior facilidade de locomoção, o município possui um dos menores custos de saúde, educação, alimentação e moradia, comparada a outras metrópoles do país.

4 – Taxa de escolaridade dos 6 aos 14 anos é quase 100%

Quando o assunto é a educação do ensino fundamental, a cidade também não deixa a desejar. Aracaju possui uma taxa de escolarização dos 6 aos 14 anos de 97.4%, uma das maiores da sua região.

Além disso, na cidade há cerca de 234 escolas do ensino fundamental e 93 de ensino médio, segundo o censo do IBGE de 2018.

5 – Um dos maiores PIBs do estado

Outro dos grandes motivos para se morar em Aracaju é a economia. Possuindo uma grande exploração de petróleo e diversos comércios, além do turismo, a cidade possui um PIB per capita de 25.185, segundo os dados do IBGE de 2017, um dos maiores Produto Interno Bruto do estado e o maior da sua região.    

6 – Alto índice de desenvolvimento humano

Com uma boa economia, educação e uma das maiores médias salariais do estado, a cidade de Aracaju-SE também possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano, 0.77, ficando apenas atrás de Recife, se comparada à outras capitais do Nordeste do nosso país!

7 – Saneamento básico e qualidade de vida

O saneamento básico, infelizmente, sempre foi uma das grandes preocupações das cidades localizadas no Norte e Nordeste do Brasil. Afinal, por muitos anos houveram bastantes descasos com essa tão linda região. Contudo, Aracaju tem um saneamento de 87%, o melhor do estado, da sua região e um dos melhores do país, comparado as outras 5570 cidades do Brasil.

Além disso, somando um ótimo saneamento básico, grau de instrução, rendimento familiar, domicílios com internet, domicílios de alvenaria e densidade familiar, 40% da população da capital Sergipana vive em boas condições, tornando a cidade um dos melhores lugares para você morar com a sua família!

Equipe Jotanunes

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Fale Agora no WhatsApp