Blog da Jota

financiamento-imobiliario-tudo-o-que-voce-precisa-saber

3 minutos para ler

Quem mora de aluguel compartilha de um objetivo em comum: adquirir um imóvel próprio. Ainda mais em momentos de grandes mudanças. Já ouviu o ditado popular “quem casa quer casa”? Então, o fato é que todo mundo quer a casa própria: quem casa, quem se muda de cidade, quem sai da casa dos pais, quem se forma na faculdade, quem é promovido no emprego… Enfim, sair do aluguel é um sonho para ser realizado e o financiamento imobiliário é o caminho certo para isso.
Foi-se o tempo em que comprar uma casa ou apartamento era um risco alto demais. Atualmente, existem diversos programas de auxílio do governo federal e da iniciativa privada para financiar um imóvel. Mas, antes de tudo, é preciso compreender os detalhes dessa jornada que você vai começar. Entenda agora mesmo e prepare-se para sair do aluguel:

O que é o financiamento imobiliário?

Resumidamente, um financiamento é como um empréstimo que você pega em um banco para comprar um imóvel. A instituição financeira paga o valor do imóvel à vista, você paga uma entrada ao banco e parcela o restante da dívida com juros. Logo, além de pagar o valor do imóvel, quem compra ainda precisa pagar uma porcentagem sobre o valor emprestado.
Essa é a parte que você pergunta:
— Se sai mais caro, por que eu vou financiar um imóvel?
O principal atrativo de qualquer financiamento é a possibilidade de parcelar em várias prestações, dividindo o valor em parcelas “mais em conta”. Apesar dos juros, os compradores podem quitar o imóvel em até 35 anos. Esse prazo de pagamento depende do banco e, sobretudo, da idade do comprador. Ou seja, supõe-se que quanto mais velho o cliente, menos tempo ele terá para efetuar o pagamento.

Os tipos de financiamento

Muita gente acredita que todo financiamento imobiliário é igual. Entretanto, é possível financiar sua casa própria de duas maneiras diferentes. Veja:

  • Sistema de Amortização Constante (SAC)
    Nesse sistema, as parcelas do financiamento têm o valor reduzido com o passar do tempo. Ou seja, as parcelas iniciais têm preço mais alto e, no final do processo, as prestações apresentam um valor bem menor.
     
  • Tabela Price
    Este é o sistema de financiamento mais utilizado. A Tabela Price utiliza um valor fixo para as parcelas durante todo o contrato, embora elas sofram reajustes anuais baseados na Taxa Referencial (TR).

É importante lembrar que esse reajuste anual também ocorre nos financiamentos através do SAC. Por isso, se informe de todos os detalhes, inclusive sobre as datas de reajuste, quando for assinar o contrato.

Como financiar um imóvel?

Na verdade, é bem simples. Antes de tudo, é preciso escolher seu imóvel. Depois disso, vá até um banco e peça uma simulação de financiamento e uma pré-aprovação de crédito.
O ideal é repetir o processo em vários bancos. Isso porque as condições de pagamento, taxas de juros e os sistemas de financiamento utilizados podem variar de um para o outro. Ao pesquisar todas as alternativas, as dúvidas acabam e você tem a certeza de ter escolhido o melhor para o seu bolso.

Documentos necessários

Para solicitar um financiamento no banco, é preciso apresentar os seguintes documentos: 

  • Carteira de Identidade (original e cópia);
  • CPF (original e cópia);
  • Comprovante de estado civil (original e cópia);
  • Comprovante de renda (original e cópia).

Se o seu crédito for aprovado, basta assinar o contrato e, em breve, curtir seu novo lar! Simples, não é? Só não se esqueça de fazer uma boa pesquisa no maior número de instituições financeiras que você conseguir. Não dá para brincar quando se fala em juros, por isso é sempre bom analisar todas as alternativas oferecidas pelos bancos.
Viu só como financiamento imobiliário não é nenhum bicho de sete cabeças? Deixe o medo de lado e corra atrás do sonho da casa própria! Curta nossa página no Facebook para receber as melhores dicas imobiliárias em primeira mão!ebook para receber as melhores dicas imobiliárias em primeira mão!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Quer saber mais sobre o
imóvel dos seus sonhos?

Enviar mensagem