Blog da Jota

afinal-qual-e-a-hora-certa-de-comprar-um-imovel

3 minutos para ler
 
Comprar um imóvel é um dos itens mais recorrentes na lista de desejos de qualquer pessoa. Quem ainda não conseguiu realizar o desejo, sonha com o dia em que conseguirá a casa própria. Porém, como você já deve saber, comprar um imóvel não é tarefa fácil. Se não se preparar para fazer tudo na hora certa, vai perder bastante dinheiro. A questão é: como saber quando é a “hora certa”?
 
Não existe uma fórmula mágica para encontrar o momento perfeito. Por quê? Bem, porque os preços são definidos pelas construtoras e imobiliárias. Algo comprado com 10% de desconto hoje pode ser vendido amanhã pela metade do preço. Contudo, existem alguns sinais de que pode ser uma boa hora. Confira o artigo abaixo e saiba identificar quando você deve comprar um imóvel!

Vida financeira estável

Esse é um dos critérios mais importantes na hora de tomar qualquer grande decisão de vida. Mesmo se você economizar uma boa quantia, é preciso ter estabilidade para se planejar. Além disso, a esmagadora maioria das aquisições imobiliárias são realizadas por meio de um financiamento.
 
Portanto, antes de assumir uma nova despesa fixa, tenha certeza de que seu orçamento permite. Afinal, os juros são pode ser altos para quem não realiza o pagamento em dia.

A família está crescendo

“Quem casa quer casa” não é um ditado popular à toa. Quando um casal se une e começa a ter filhos, chega a necessidade de um espaço próprio. É importante ressaltar a necessidade de pelo menos um quarto para as crianças. Isso vai garantir um espaço agradável, além de privacidade.
Se realizar um bom planejamento financeiro, não é difícil comprar um imóvel com espaço suficiente para todos.

Melhor custo de vida: Ônus do aluguel

Apesar de ser um investimento grande, comprar um imóvel pode ser uma economia a longo prazo. Afinal, quando as parcelas acabarem, você não precisará mais se preocupar com aluguel. 
Outra maneira de economizar é mudar-se para um bairro onde o custo de vida seja menor. Geralmente, boa parte de nossas despesas são com transportes, compras e serviços encontrados perto de casa. Comprar um imóvel onde os preços sejam mais acessíveis é uma excelente escolha para o seu bolso.

Aproveite as oportunidades

O mercado imobiliário funciona como qualquer outro mercado. Se alguma coisa entra em promoção, tem que correr para aproveitar. É claro que é preciso cuidado para não se precipitar assumindo uma dívida maior do que se pode. Mas se entender como o mercado imobiliário funciona, você vai encontrar bons negócios.
Os imóveis mudam de valor de acordo com o momento econômico, a demanda e a oferta. Portanto, pode ser que os preços fiquem mais atrativos em momentos específicos. Também é válido considerar que certos imóveis e regiões tendem a se valorizar com o tempo. Uma boa maneira de construir um patrimônio é apostar em áreas em desenvolvimento. Fique de olho em regiões com previsão de investimentos públicos ou crescimento comercial.

Observe as condições de pagamento

Os imóveis nem sempre estão com um super desconto, mas as condições de pagamento pode estar excepcionalmente boas. Anúncios com baixas taxas de juros, ou até o famoso “comece a pagar só daqui X meses”, imóveis com escritura grátis, podem ser ótimas oportunidades. Muitas vezes, também, compensa comprar um imóvel ainda na planta. Geralmente, empreendimentos em lançamento apresentam preços menores e condições melhores, pois o prazo de pagamento é maior.
Leve essas dicas no peito e utilize-as na hora de considerar qual o melhor momento para comprar um imóvel. Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais e ajude outros a realizar o sonho da casa própria!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Quer saber mais sobre o
imóvel dos seus sonhos?

Enviar mensagem