Que o Rio São Francisco, a quem carinhosamente chamamos de “Velho Chico”, é um dos maiores e mais importantes cursos de água do Brasil, não é novidade, mas você sabia que graças a ele o Nordeste figura hoje entre um dos mais importantes produtores vitivinícolas do país? Neste post, você vai conhecer os encantos das vinícolas do Vale do São Francisco.
É isso mesmo! O Vale do São Francisco, situado entre Pernambuco e Bahia, possui um conjunto de vinícolas, que já são responsáveis por 90% da produção de uvas do Brasil e por mais de 15% do mercado nacional. São mais de 5 milhões de litros de vinho produzidos por ano na região.
Essas vinícolas conseguem produzir vinho o ano inteiro, graças a irrigação, pelo sistema de gotejamento, a partir da água captada no rio São Francisco. Com isso, a região cresceu, se desenvolveu, gerando milhares de empregos e se tornando um polo nacional de produção de sucos e vinhos. E também uma grande opção para o enoturismo.
VISITA ÀS VINÍCOLAS DO VALE DO SÃO FRANCISCO
A região abriga diversas vinícolas, com produção de vinhos, espumantes, destilados e sucos de uva. A maioria delas é aberta a visitantes, que podem ter acesso ao processo de produção das bebidas.
A visitação das vinícolas permite conhecer todas as etapas, desde a ida aos campos de cultivo e às fábricas para conhecer como ocorre o engarrafamento, até as adegas, onde acontece degustação de vinhos e espumantes. Geralmente, um enólogo ou sommelier acompanha os visitantes para dicas e informações.
Há também roteiros mais completos, que incluem passeio de catamarã, com banho no rio São Francisco e almoço regional, sob o deleite dos melhores vinhos produzidos pelas vinícolas.
O Vale do São Francisco se estende por seis municípios, metade deles em Pernambuco (Petrolina, Casa Nova, Santa Maria da Boa Vista) e a outra parte na Bahia – Juazeiro, Curaçá e Irecê). Para a saída para os passeios às vinícolas, a maioria das partidas acontece em Petrolina.