Chegou a hora comprar o seu imóvel e é o momento de entregar toda a documentação necessária para conquistar o seu sonho. Mas como comprovar renda? Essa é uma dúvida muito frequente. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas nesta publicação de hoje.
Para comprovar sua renda, você precisa apresentar documentos importantes para garantir que o banco libere o seu financiamento. Um dos principais documentos requeridos é o holerite, ou contracheque, bem como extratos bancários. Com eles é possível entender a sua faixa de renda mensal, além de entender qual a melhor forma de financiamento pra você.
É a partir daí que o banco vai liberar o seu financiamento, desde que não comprometa mais do que 30% do seu salário. Caso sua renda não seja suficiente, você pode optar pela composição de renda. Aqui no blog da Jota temos um conteúdo sobre isso. Leia aqui.
É POSSÍVEL FINANCIAR SEM COMPROVAR RENDA?
Em regra geral, não é possível. O banco que vai financiar o seu imóvel precisa entender a sua renda e saber se você vai ter ou não a possibilidade de arcar com as parcelas do financiamento. Cabe ao banco fazer esta análise e liberar este empréstimo.
Em alguns casos é possível que o banco não solicite comprovação de renda. Isto acontece se você já fez algum empréstimo com o banco em outro momento. Se esta relação foi boa, não houve atrasos e tudo foi feito como o acordado, é possível que o banco não solicite comprovação de renda e esta análise seja feita diretamente pelo sistema do banco.
COMPROVAÇÃO DE RENDA PARA AUTÔNOMOS E MEI
Autônomos e Microempreendedores Individuais também precisam comprovar renda se quiserem financiar um imóvel. Assim como a situação anterior, o valor das parcelas não pode ser superior a 30% do seu rendimento mensal.
Para que seu financiamento seja aprovado, você precisa entregar alguns documentos como Extratos Bancários, Declaração de Imposto de Renda, além de Relatórios de Rendimentos do último ano, assinado pelo contador da sua empresa.
Cada situação pode ser diferente. Por isso, entre em contato com o seu corretor e com o gerente do banco que vai financiar o seu imóvel para entender quais documentos serão necessários para a liberação deste financiamento.
Não deixe o sonho do seu imóvel para depois. Tem dúvidas? Entre em contato com um de nossos corretores. Eles estão aptos para te ajudar a conquistar seu apartamento ou casa.