O mês de junho chegou e o São João está “batendo em nossa porta”. Para o nordestino, o período junino é uma das épocas mais tradicionais, é a maior festa popular que representa a cultura do povo e de várias gerações.
Ah, as Festas Juninas, o forró, coreografias da quadrilha, o cheirinho das comidas feitos de milho, tantas recordações… mais um ano que os festejos prometem ser bem diferentes.
Tradicionalmente, as ruas se enchem de bandeirolas, acontecem muitos eventos. No entanto, em decorrência da COVID-19, nada de fogueira, nada de aglomerações. O que se pode esperar esse ano é mais um grande festival de lives em ritmo junino, e aproveitar os momentos em casa junto à família com conforto e segurança.
Então, como fazer com que este momento esteja presente dentro de casa? Vamos fazer uso dessa data para “marcar” mais um São João e não deixar a fogueira junina se apagar. Segue algumas dicas:
Decore sua Casa
Você pode decorar a sua casa no clima junino usando bandeirolas, chapéu de palha, bonecos com roupas típicas, enfim, usando vários apetrechos para compôr a sua festa junina tradicionalmente caipira. Que tal chamar os membros da casa para participar e enfeitar sua varanda, sala ou quintal? Será divertida a troca!
Comidas típicas
Inove na cozinha e busque receitas simples que pode encontrar na internet e pode preparar ao longo das semanas para ter a vivência junina. As opções de delivery também podem te ajudar a incrementar o cardápio junino.
Crie uma playlist e sintonize nas lives
Ouça as músicas do São João, como o forró, xote e baião. Você pode também aderir às lives que, nesta época de quarentena, têm invadido às casas. O ritmo vai te remeter as lembranças e conscientizar que o São João está aí. Você pode dançar muito também e se divertir.
Vista-se a caráter
Providencie camisa xadrez, calça com remendos, chapéu de palha… Tudo isso vai ajudar a entrar no clima junino.
O importante durante essa Pandemia é se cuidar e cuidar do outro. Siga as recomendações, fique em casa e um feliz São João!