Blog da Jota

como-escolher-o-imovel-perfeito-para-voce

Chegou a hora de realizar o grande sonho da casa própria. Você já se planejou financeiramente e sabe que o momento certo está chegando. Mas em um mercado com tantas opções disponíveis, como escolher o imóvel perfeito?

É preciso atenção para evitar problemas futuros e saber o que você realmente precisa. Pra te ajudar nessa jornada, esse artigo trará 5 dicas imperdíveis para escolher um imóvel perfeito pra você! Confira:

1. Defina o que sua família precisa

O primeiro passo é definir o que sua família precisa em um imóvel hoje. Existem alguns fatores que devem ser definidos antes mesmo de começar a procurar por um imóvel.

Quantas pessoas morarão na residência?

Qual o número de banheiros necessários?

Qual o tamanho mínimo dos cômodos?

Você procura um imóvel com suíte?

Definir seus pontos de necessidade pode economizar tempo na hora de buscar um imóvel. Afinal, não é preciso visitar uma casa ou apartamento que não atenda suas necessidades. Também é preciso verificar se o imóvel é bem localizado, se a vizinhança é agradável, entre outros pontos. Essas coisas podem não parecer essenciais, mas ajudam a valorizar o imóvel e a melhorar sua qualidade de vida.

Outra coisa importante de definir nesse estágio é o famoso dilema “casa ou apartamento”.     No fundo, essa é uma escolha pessoal, do tipo “gato ou cachorro”. Ambas as opções possuem vantagens e desvantagens, e cabe a você decidir o que é melhor para sua família.

2. Não perca tempo

O mercado imobiliário é extremamente dinâmico. O que significa que se você demorar muito para tomar uma decisão, pode perder uma oportunidade. Portanto, tempo é um recurso precioso que você deve saber como utilizar com maestria. Por isso é tão importante saber exatamente o tipo de imóvel que você procura.

Para ajudar a gerenciar o seu tempo, uma boa ideia é realizar uma lista de imóveis durante a sua busca. Organize-a de acordo com o quanto o imóvel se encaixa em suas necessidades. Considere o preço, localização e outras características. Assim, poderá programar visitas apenas aos mais interessantes da sua lista. Isso te impede de perder tempo com imóveis que podem até parecer bacanas, mas que não vão cumprir com sua demanda.

Além disso, você pode atribuir uma nova nota para cada uma das propriedades visitadas. Dessa forma, você melhora a sua capacidade de decisão final acerca de qual é o imóvel ideal.

3. Busque pelos defeitos

Mas como identificar os defeitos de um imóvel? Bom, o segredo é ficar de olho durante a visita. Para citar alguns exemplos de coisas que podem incomodar em um imóvel:

Proximidade com casas de show ou bares

Ruas muito movimentadas

Grandes distância de pontos de ônibus

Locais de difícil acesso

Em alguns casos, pode ser até que você consiga algum desconto por conta de imperfeições.

4. Tenha calma

Ao mesmo tempo que é importante não perder tempo, é preciso ter calma para não tomar uma decisão impulsiva. Com frequência, o que parece um bom negócio agora pode se tornar uma grande dor de cabeça no futuro.

É preciso analisar cada opção com calma e não deixar a euforia dominar suas decisões. Além disso, certifique-se de que você possui uma boa quantia para dar de entrada no financiamento. Dessa forma você evita empréstimos com juros muito altos, que causam dívidas e prejudicam o sonho da casa própria.

5. Faça um planejamento

Um bom planejamento financeiro é a chave para os grandes investimentos de vida. Para comprar um imóvel, por exemplo, você precisa considerar muita coisa. É necessário reservar o dinheiro para a entrada, estipular um preço máximo para o imóvel, prazos de mudança, entre outros.

Isso evita que você acabe frustrado com sua tentativa de compra, ou passe por problemas após o fechamento do negócio. .

Use essas dicas na hora de escolher o seu imóvel e tenha certeza de que comprou um imóvel perfeito para você.

Gostou desse artigo? Curta nossa página no Facebook para receber as principais dicas imobiliárias em primeira mão!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Quer saber mais sobre o
imóvel dos seus sonhos?

Enviar mensagem