Blog da Jota

TROCAR ALUGUEL POR FINANCIAMENTO

Sair do aluguel é o sonho de uma grande parcela da população brasileira. No entanto, comprar um imóvel é uma grande decisão e que exige muita determinação. Por isso, muitas pessoas hesitam na hora de trocar o aluguel pelo financiamento. A solução, felizmente, é fácil. Com uma boa dose de organização e um bom planejamento, não há razões para ter medo. Quer saber o que é preciso considerar e qual a hora certa de trocar o aluguel pelo financiamento? Confira:

Situação financeira

Antes de se decidir, é preciso conhecer profundamente sua realidade financeira. É claro que não dá pra prever como sua situação será nas próximas décadas. Mas é possível analisar sua trajetória e se precaver contra imprevistos. Para saber se você está pronto, o planejamento financeiro é a melhor opção. Através dele, é possível identificar gastos desnecessários e ter certeza de que as prestações cabem no seu bolso. Quando bem feito, é possível utilizá-lo até para detectar gastos desnecessários e economizar.

Um outro teste interessante de se fazer é tentar passar o mês gastando menos do que você ganha. Se conseguir quitar suas despesas em dia, é um sinal de que você pode se adaptar aos obstáculos para pagar a parcela, sem ficar refém dos juros por atraso. Na hora de calcular as parcelas, lembre-se de considerar suas economias e o seu FGTS. Esses valores podem ser utilizados como uma entrada no financiamento. Isso diminui o número e o valor das parcelas e o prazo de pagamento.

Prestação x valor do aluguel

Nessa etapa é importante já ter uma ideia do valor do imóvel que pretende financiar. Assim fica mais fácil fazer uma simulação do valor das prestações. Lembre-se de considerar o valor da entrada e verifique o valor final da prestação. Se a diferença para o aluguel for muito grande, e seu orçamento já estiver apertado, talvez seja melhor esperar. Ou, pelo menos, será preciso procurar um imóvel que se encaixe dentro do seu padrão de vida. É preciso ser muito realista nesse momento.

Muitos compradores assumem compromissos altos demais, e acabam se afundando em dívidas. Os juros por atraso de pagamento não são leves, e é melhor esperar um pouco do que comprometer seu nome. Para os casais de plantão, é sempre bom lembrar que também existe a opção de composição de renda. Essa alternativa pode auxiliar muito na hora de conseguir aprovação do financiamento.

Vantagens em trocar o aluguel pelo financiamento

Listar as vantagens do financiamento imobiliário pode reforçar o sonho da casa própria e te ajudar a economizar. Os benefícios englobam não somente a liberdade de decorar e adequar o ambiente da maneira que preferir. Existem também grandes vantagens financeiras. Pra começar, verifique se as prestações possuem valores similares ao que você paga de aluguel. Se sim, um benefício incontestável é a construção do patrimônio. Ao escolher um imóvel em uma área em desenvolvimento, são altas as chances de ele gerar lucro a longo prazo. Além do lucro, um imóvel bem localizado oferece comodidade, conforto e segurança para toda a família.

Ao optar por financiar um imóvel utilizando a tabela SAC, com prestações próximas à do aluguel, a vantagem é ainda maior. Afinal, o valor pago é reduzido a cada mês. Caso haja a necessidade, você também pode vender o imóvel e recuperar o valor investido. No caso do aluguel, não há retorno algum do valor pago mensalmente.

As vantagens são muitas e com organização e planejamento é perfeitamente possível realizar o sonho da casa própria. E aí, gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais!

Equipe Jotanunes

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado

Atendimento Imediato

0800 558 5800

Ligue pra gente e tire todas as dúvidas sobre o imóvel que você deseja.
  • Sede – Aracaju/SE
    Avenida Maranhão, 940, Bairro Siqueira Campos

  • Filial – Barra dos Coqueiros/SE
    Rodovia José de Campos, Centro

  • Filial – Alagoinhas/BA
    Rua Marcella Boiron Cardoso, numero 181, Centro.

  • Filial – Juazeiro/BA
    Av. Giuseppe Muccini, S/N, Quadra E – Casa 85, Piranga II Juazeiro/BA
    Cep 48900-150

  • Filial – Petrolina/PE
    Av. Guararapes, 37, Bairro Centro.